Invisibilidade cada vez mais próxima :

invisibilidade, metamateriais

Cientistas deram mais um passo em direcção às capas de invisibilidade usando materiais que redireccionam a luz.

Pela primeira vez foi demonstrado um novo material que dobra a luz visível para o lado errado. A pesquisa será detalhada nas revistas Nature e Science durante esta semana.

Os metamateriais são artificialmente engenhados com “extraordinárias propriedades ópticas que não existem na natureza”, disseram os pesquisadores na revista Science.



Neste caso ele cria uma refracção negativa da luz visível. Significa que a luz viaja na direcção oposta e atravessa objectos.


Um exemplo comum é quando você submerge parte de um lápis num copo de água e ele parece curvar-se.


Neste trabalho os pesquisadores fizeram a luz dobrar-se para o lado oposto.

A luz visível é apenas um tipo de radiação electromagnética que vai desde o espectro das ondas de rádio até o raio X e ainda mais.
Os metamateriais “podem alterar a propagação das ondas electromagnéticas, resultando em refracção negativa, imagens de sub-larguras de onda e ocultação.

Os cientistas fizeram experiências em modelos tridimensionais e até o momento a “invisibilidade” havia sido demonstrada em materiais bidimensionais.

Os cientistas de um laboratório da Universidade da Califórnia criaram uma estrutura em forma de rede de pesca multi-camadas que definitivamente exibe índices negativos de refracção.

“Esta demonstração directa e elegante aumenta a nossa habilidade de moldar e colectar luz como quisermos”, de acordo com uma declaração da revista Nature.

Outras pesquisas buscaram usar plasmons — minúsculas excitações eletrónicas nas superfícies de alguns metais — para cancelar a luz visível ou outra radiação vinda de um objecto e efectivamente ocultá-lo.


( fonte: Live Science )
Share:

1 comentário:

Anónimo disse...

e ja disia as escrituras sagradas,E a ciencia se muntiplicara

vote no blog

Vote neste blog em: mundoPT

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Pesquisar neste blogue

..

.

Etiquetas